Na procura pelo lubrificante automotivo correto é comum surgir questionamentos sobre o significado das siglas e como elas interferem no desempenho do motor. Por esse motivo, reservamos o espaço para sanar algumas das dúvidas sobre a nomenclatura deste produto.
Cada automóvel tem as suas especificações, sendo assim, a escolha do lubrificante automotivo está diretamente ligado a elas. Para a identificação do produto certo, as siglas são colocadas no rótulo, obedecendo a norma internacional da SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) e a API (Instituto de Petróleo Americano) que classificam:
> Grau de viscosidade (SAE)
Esse aspecto é representado pela letra “W”, acompanhada de números, como por exemplo: 20W-50. Mas porque a letra W?
Em inglês, inverno significa “Winter”, sendo assim, o número que acompanha a sigla, indica que o óleo possui uma certa viscosidade ao frio e o número que não a acompanha, possui uma certa viscosidade para o calor, essa versatilidade é denominada óleo multiviscoso, que por sua vez, reduz o desgaste da partida quando o motor está frio e o protege quando está aquecido, diminuindo o consumo de combustível.
> Grau de desempenho (API)
Esta sigla foi definida pelo American Petroleum Institute (API) e dita a capacidade de proteção contra o desgaste e corrosão obtidos pelo aditivos presentes na formulação do óleo mas para diferenciar a classificação para motores à gasolina, álcool e GNV de motores a diesel, é utilizada as seguintes siglas:
Para motores à gasolina, álcool e GNV é utilizado a letra S de “Spark Ignition”, seguido de uma letra “x” que indica o avanço tecnológico da aditivação durante os anos.
Para os motores a diesel, as classificações são indicadas pela letra C de “Compression Ignition”, também seguida de uma letra “x”.
A letra “x” que acompanha a sigla de um óleo API segue a ordem do alfabeto, sendo assim, quanto mais distante essa letra estiver do “A”, mais recente é o produto, interferindo no seu grau de desempenho.
A VORAX possui uma linha dedicada de lubrificantes automotivos para veículos leves, pesados e motocicletas desenvolvido com os mais rígidos padrões de qualidade da indústria automobilística e seguindo todas as normas de montadoras e importadoras de veículos do mercado brasileiro.
Agora que você sabe o significado de cada uma das siglas, acesse a aba de produtos e confira o ideal para o seu motor!