Pular para o conteúdo

Vorax Lubrificantes

Uma marca do Grupo Energis 8 Brasil

Lubrificantes automotivos podem mesmo interferir no consumo de combustível?

É difícil imaginar que o lubrificante automotivo pode interferir no consumo do combustível do seu veículo, não é mesmo? 

Mas sim, ele pode! 

Pensemos nas principais funções deste produto: lubrificar, limpar, refrigerar e proteger. 

Todos os veículos contam com uma especificação de uso para a viscosidade do lubrificante automotivo, sendo mais “baixa” ou de maior consistência, a depender do tipo de automóvel. 

Com certeza, o primeiro fator para promover a economia do combustível é usar a especificação certa do lubrificante. Por exemplo: se o seu veículo pedir um produto de viscosidade baixa e receber o lubrificante cuja consistência é maior o motor vai precisar de mais esforço para manter o óleo denso em circulação. Logo, obviamente, com mais trabalho vem mais consumo de combustível. 

O aumento do consumo é exorbitante? Não! Mas fará a diferença no final do mês. 

Além desse aumento, inserir um lubrificante grosso em um motor que pede uma densidade fina pode reduzir sua vida útil!

Motores modernos utilizam lubrificantes com graus de viscosidade menores e a utilização de graus superiores ao indicado pela montadora, tornam a partida a frio mais difícil, consumindo mais energia e, consequentemente, mais combustível.

Agora que já compreendemos a importância de usar o lubrificante correto, vamos falar sobre um segundo fator – primordial, diga-se de passagem – que também influencia no consumo de combustível

A qualidade do óleo lubrificante, seja de viscosidade baixa ou densa. 

Um bom lubrificante pode ser categorizado pelo uso de aditivos de alta performance. Isso interfere na forma com que o motor trabalha e, também, na necessidade de alcance das peças do veículo. 

A VORAX conta com o registro ANP e qualidade atestada em todos os nossos lubrificantes automotivos. Além disso, um outro aspecto importante, ligado diretamente à qualidade dos atuais lubrificantes, diz respeito às legislações ambientais, que exigem do lubrificante maior eficiência para auxiliar na economia de combustível e redução nas emissões de poluentes.

Dê ao seu motor a qualidade para que ele trabalhe como toda a potência!