Pular para o conteúdo

Vorax Lubrificantes

Uma marca do Grupo Energis 8 Brasil

Motor “fumando”: saiba o que isso significa e como prevenir um futuro problema! #DicaVORAX

Tanto a expressão “motor fumando” quanto a “motor queimando óleo” significam a mesma coisa: o lubrificante do seu carro pode ter entrado em contato com os cilindros do motor, fazendo com que o produto queime. Mas, por que isso acontece? Bom, isso pode ser consequência de uma folga excessiva entre os cilindros, entre os anéis dos pistões ou o virabrequim e as bielas do motor.

Como resolver então?

Remediar é sempre o melhor remédio, como já bem sabemos. Se você começou a perceber o problema agora – que pode se manifestar com a fumaça azulada saindo do escapamento – talvez ainda dê tempo de impedir que ele piore. Mas mesmo assim, a melhor solução é levar a uma oficina mecânica e confirmar se não precisará realizar nenhuma manutenção mais específica. Lembre-se que a falta de lubrificação pode levar a perda de performance, ou até mesmo a fundição do motor, o que resultará, em alguns casos, na necessidade de realizar a retífica do sistema. 

Para não chegar neste ponto, ou para evitar um problema maior, fique de olho nesses sintomas que podem indicar que o motor do seu carro está “fumando”:

  1. Como já sabemos, quando o carro começa a queimar lubrificante, há a presença da fumaça azul, mas acompanhada da fumaça, você também pode notar, na maioria das vezes, o cheiro forte incomum de “óleo queimando”. Além disso, você pode perceber que o consumo de óleo do carro aumentou drasticamente, geralmente esse consumo vai para uma taxa de mais um litro a cada 1.000 km, o que não é normal;
  2. Com o consumo de óleo irregular, o motor começa a perder força, não rendendo mais como antes e levando, consequentemente, a um consumo de combustível mais alto também. Isso fará com que o escapamento do seu carro se encharque de óleo, que não foi queimado na combustão como deveria, prejudicando também o catalisador. Muito prejuízos, não é mesmo!?
  3. Por fim, o barulho do carro também pode te ajudar a identificar o problema, como já mencionamos acima, sem a devida troca do lubrificante, as peças dele ficam sem lubrificação, o que faz com que elas comecem a bater. Geralmente, o barulho que ouvimos vem da biela batendo. 

Agora que você já sabe os principais sinais do motor fumando, não deixe de verificar o nível de óleo do seu carro, e em dúvida sempre procure um mecânico de sua confiança.

VORAX tem tecnologia e oferece proteção e resistência para seu motor trabalhar em alta performance! Acesse aqui e confira nossa linha completa de lubrificantes.