Pular para o conteúdo

Vorax Lubrificantes

Uma marca do Grupo Energis 8 Brasil

Por que os carros atuais utilizam lubrificantes de menor viscosidade? A Vorax te explica! 

Lubrificantes automotivos de baixa viscosidade são óleos lubrificantes projetados para atender às demandas de eficiência e economia de combustível dos motores modernos. A viscosidade é a medida da resistência de um fluido ao fluxo e é uma propriedade importante dos óleos lubrificantes, pois afeta a capacidade do óleo de fluir e manter uma camada protetora entre as peças móveis do motor

Aqui você vai encontrar:

Por que os carros atuais utilizam lubrificantes de menor viscosidade;

Os benefícios dos lubrificantes de menor viscosidade; 

Por que os lubrificantes de menor viscosidade são mais sustentáveis;

A eficiência e tecnologia dos lubrificantes de menor viscosidade; 

A importância de utilizar o lubrificante indicado para o seu carro;

Se você recentemente realizou a troca do seu automóvel por um mais atual, já deve ter percebido que os carros mais modernos têm utilizado lubrificantes de menor viscosidade, correto?

Atualmente, as indústrias de lubrificante automotivo encaram o desafio de se adaptar às necessidades de atender normas de emissão veiculares cada vez mais severas e uma dessas muitas adaptações foi diminuir a viscosidade do lubrificante e nesse blog nós vamos te explicar a importância dessa ação.

Muito se fala a respeito de carros elétricos e como essa tendência está mais próxima de se tornar uma realidade no mundo, entretanto, sendo bem realistas, a grande maioria da frota mundial e brasileira é movida por motores a combustão que precisam emitir menos poluentes e consumir menos combustível, para que isso ocorra, o foco principal de pesquisa e desenvolvimento está relacionado a viscosidade do lubrificante utilizado.

Sustentabilidade

Os lubrificantes de menor viscosidade, comprovadamente garantem maior proteção contra o desgaste e a formação de borra, além de contribuir para economia de combustível, mas além de todos esses benefícios, eles também são mais sustentáveis em relação aos de maior viscosidade.

Vamos listar alguns dos fatores que tornam essa categoria mais sustentável:

Eficiência Energética: lubrificantes menos viscosos reduzem a resistência ao movimento, o que resulta em menos atrito e maior eficiência energética. Isso é particularmente importante em aplicações como motores de veículos e máquinas industriais, onde menos energia é desperdiçada na forma de calor devido ao atrito interno.

Economia de Combustível: nos setores de transporte e automotivo, lubrificantes menos viscosos podem contribuir para uma melhor economia de combustível, pois o atrito reduzido significa que menos energia é necessária para mover os componentes. Isso resulta, além do menor consumo de combustível, em menores emissões de gases de efeito estufa.

Menor desgaste: lubrificantes menos viscosos também podem reduzir o desgaste e o atrito nas superfícies de contato, prolongando a vida útil das máquinas e dos equipamentos. Isso significa que os componentes precisam ser substituídos com menos frequência, resultando em menos resíduos e menos recursos naturais necessários para a fabricação de peças de reposição.

Facilita Reciclagem: lubrificantes menos viscosos são mais fáceis de serem removidos e separados de peças e componentes durante o processo de reciclagem, o que facilita o tratamento adequado dos resíduos e a reutilização de materiais.

Eficiência dos lubrificantes e tecnologia

Todo esse movimento tecnológico envolvido dentro da produção atual dos automóveis, permitiram a redução da viscosidade garantindo a proteção do motor. Para atingir essa menor viscosidade, as indústrias utilizam de diversas tecnologias e matérias-primas refinadas como óleos nobres e aditivos avançados que irão auxiliar na eficiência do produto.

E dentro desse conceito de eficiência estamos falando de produtos sintéticos, que em conjunto dos aditivos de alta tecnologia se tornam mais resistentes aos processos oxidativos e melhoram a vida útil do motor. Esses lubrificantes garantem a proteção do motor, especialmente sob temperaturas mais altas e condições severas, isso ocorre devido ao formato atual dos motores que estão mais compactos e por isso os lubrificantes menos viscosos são capazes de formar o filme protetor adequado, esse menor grau de viscosidade exige do motor um menor esforço para realizar o movimento dos pistões, resultando em fluidez e melhora da partida a frio.

A importância de se usar o lubrificante correto para o seu carro

Usar produtos de viscosidade maior que o indicado para o seu carro irá sobrecarregar o motor. O lubrificante vai demorar mais tempo para chegar a todas as partes do conjunto, sendo ineficiente, aumentando o atrito, a temperatura do motor e o consumo de combustível. 

Além disso, a vida útil do propulsor será prejudicada colaborando para o aumento da formação de borra e a longo prazo a quebra do motor. Diferentemente do combustível, quando se coloca um lubrificante incorreto o consumidor não percebe na hora, os malefícios aparecem de médio a longo prazo. 

Por isso, na hora de realizar a troca do óleo você deve se atentar às indicações do fabricante, ao prazo de troca e a qualidade do produto que será utilizado. Lembre-se que ao utilizar um lubrificante de má qualidade ou de viscosidade maior que o indicado você pode causar danos muito maiores que acarretarão em altos custos de manutenção. 

A Vorax possui uma linha completa de lubrificantes automotivos de alta tecnologia, com um portfólio de produtos variados, atendendo as especificações das principais montadoras do mercado. 

Acesse o nosso portfólio completo de produtos no link: www.voraxlubrificantes.com.br/veiculos-leves/