Aqui você vai encontrar:
As principais funções do óleo lubrificante;
As consequências de utilizar óleo lubrificante vencido no seu carro;
O óleo do motor é tão importante quanto as demais peças que compõem o motor, visto que ele é responsável por garantir o seu funcionamento de forma eficiente e segura. Além de evitar o contato direto entre duas superfícies metálicas, reduzindo o atrito e o desgaste, ele ainda refrigera o motor evitando o seu superaquecimento e faz a limpeza de impurezas evitando corrosão.
Qualquer produto que tenha ultrapassado seu prazo de validade abre margem para futuras falhas. No caso do óleo, não é diferente. Cedo ou tarde, algum problema aparecerá para afetar a capacidade do veículo.
Antes de apontar as consequências do uso do lubrificante vencido, vale a pena relembrar a função do óleo para entender melhor os malefícios que um produto de má qualidade pode trazer ao seu veículo.
A função do óleo é lubrificar as partes internas do motor, diminuindo o atrito, de modo a prevenir o desgaste excessivo dos componentes. Serve também para conservar a temperatura adequada do motor, mantendo-o limpo ao retirar partículas vindas da combustão, e cujo efeito pode danificá-lo.
Nesse blog já abordamos anteriormente a respeito da importância da qualidade do lubrificante utilizado no seu veículo, você pode acessar as matérias através dos links abaixo:
Lubrificantes Automotivos e a funcionalidade amplificada VORAX
Entenda como funciona o motor do seu carro
Depois de relembrar a importância do lubrificante para o seu carro, vamos entender agora os malefícios que um lubrificante vencido pode trazer para o seu veículo. Confira abaixo:
Redução da Lubrificação Adequada: se o óleo estiver vencido, sua capacidade de lubrificação pode diminuir, aumentando o desgaste das peças e reduzindo a eficiência do motor;
Acúmulo de depósitos: o lubrificante vencido pode se deteriorar e formar depósitos no motor. Esses depósitos podem obstruir passagens de óleo, diminuindo a eficácia da lubrificação e prejudicando o desempenho do motor;
Aumento da temperatura: o óleo vencido pode perder sua capacidade de dissipar o calor adequadamente. Isso pode levar ao aumento da temperatura do motor, o que pode resultar em danos às peças e diminuição da eficiência do combustível;
Desgaste prematuro das peças: a falta de lubrificação adequada e o acúmulo de depósitos podem acelerar o desgaste de peças críticas do motor, como pistões, anéis, bielas e válvulas;
Diminuição da eficiência do combustível: um motor operando com óleo vencido pode experimentar uma queda na eficiência do combustível. Isso ocorre devido ao aumento da resistência causada pelo atrito excessivo entre as peças;
Aumento do risco de falha do motor: se as condições inadequadas persistirem, o motor pode eventualmente falhar, resultando em custosos reparos ou até mesmo na necessidade de substituição do motor;
Prejudicial para sistemas de controle de emissões: lubrificante vencido pode contribuir para a formação de depósitos nos sistemas de controle de emissões, como o catalisador, reduzindo sua eficácia e aumentando as emissões poluentes.
Portanto, é crucial seguir as recomendações do fabricante do veículo quanto aos intervalos de troca de óleo e garantir que apenas óleos adequados e não vencidos sejam utilizados. Fazer a manutenção regular do veículo, incluindo a troca de óleo, é uma prática fundamental para garantir o bom funcionamento e a longevidade do motor.
Para mais informações acesse o nosso blog e confira as outras matérias: www.voraxlubrificantes.com.br/blog/
Para conhecer a nossa linha completa de lubrificantes e saber mais a respeito de cada produto entre em contato através dos canais abaixo:
Telefone e WhatsApp: (11) 2149-8922
Leia também:
Mitos e verdades a respeito dos óleos lubrificantes para motocicletas
Por que os carros atuais utilizam lubrificantes de menor viscosidade? A Vorax te explica!
Cor do lubrificante automotivo – É ou não indicativo de qualidade?
Motor “fumando”: saiba o que isso significa e como prevenir um futuro problema! #DicaVORAX
A melhor linha de lubrificantes automotivos do mercado ainda mais completa!
Lubrificantes automotivos: entenda as siglas e a relação delas com o desempenho do seu motor