Entenda como você, sendo consumidor, distribuidor ou uma troca de óleo, pode atuar na frente por um mundo melhor quando o assunto é lubrificante automotivo.
Já passou da hora de entendermos a importância de uma ação para o futuro, não é mesmo?
O meio ambiente sempre foi uma pauta importante na VORAX e resolvemos estendê-la para quem nos acompanha de perto também. Nosso processo de produção é limpo e foi pensado para mitigar, o máximo possível, impactos na natureza do nosso país. Foi pensando, também, em levar essa informação as pessoas e mostrar que, na prática, é possível introduzir na rotina de produção ações que viabilizem a sustentabilidade, que iniciaremos uma sequência de postagens em nossas redes sociais apresentando práticas que fazem a VORAX e os consumidores da VORAX responsáveis por uma porcentagem de menor impacto para o futuro.
Começaremos, claro, resgatando um tema que já foi exposto por aqui: o Jogue Limpo. Entenda: todos precisamos jogar limpo, desde o fabricante até o consumidor. E podemos começar colocando em prática a logística reversa, que vai inviabilizar que dejetos e embalagens sejam descartadas erroneamente e poluam nosso meio ambiente.
Basicamente, o Sistema Jogue Limpo consiste na logística reversa das embalagens plásticas de lubrificantes automotivos e você – consumidor, varejista, atacadista, fabricante ou, até mesmo, importador – pode usá-lo e contribuir para um mundo melhor!
Inicialmente criado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (SINDICOM) em 2005, no Rio Grande do Sul, o Sistema Jogue Limpo opera com sucesso desde antes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – lei 12.305/2010. Em 2014 o sistema obteve a aprovação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e deu start às suas atividades em sede, de forma totalmente independente, assumindo a função de entidade gestora do sistema.
Em dezembro de 2012 o Ministério do Meio Ambiente determinou a atuação conjunta do Jogue Limpo com Gestores de Postos de Serviço, Concessionárias de veículos e Comerciantes Atacadistas de Óleos Lubrificantes a fim de tratar adequadamente as embalagens, dando a elas o destino ambientalmente correto, minimizando o percentual de impacto do descarte indevido na natureza.
O sistema é simples e totalmente funcional e, com a colaboração de todos, funciona em um ciclo de reciclagem e reaproveitamento. Algumas etapas deste ciclo são:
Gerador
Com caminhões preparados e licenciados, as embalagens de óleo lubrificantes descartadas são recolhidas dos geradores disponíveis nos pontos de coleta.
Central Jogue Limpo
Os caminhões destinam as embalagens para as Centrais de recebimento do Sistema Jogue Limpo.
Reciclagem
Inspecionados e aprovados pelo Sistema Jogue Limpo, as embalagens de lubrificantes são lavadas e trituradas e, a partir disso, se transformam em insumos industriais.
Para entendermos melhor: após a troca de óleo em um posto ou revenda cadastrada no Sistema Jogue Limpo, a embalagem é drenada e armazenada em sacos plásticos. Em seguida, as embalagens são coletadas ou destinadas às Centrais de Recebimento. Os sacos plásticos são pesados e os dados da coleta são transmitidos para o site do Jogue Limpo.
As ações para a coleta são simples e cada um desempenha um importante papel nela, por exemplo:
Consumidor: devolve a embalagem utilizada ao local onde foi adquirida, preferencialmente. Isso não anula o encaminhamento da embalagem a algum outro posto de coleta.
Varejista: recebe a embalagem e realiza a armazenagem conforme orientações do Sistema de Recebimento ou, ainda, pode encaminhá-la às centrais de recebimento do Jogue Limpo;
Atacadista: recebe o material, armazenado da forma adequada e disponibiliza para o serviço de recebimento ou o encaminha às centrais de recebimento do fabricante;
Fabricantes e Importadores: mantêm o sistema de logística reversa, recebendo as embalagens dos varejistas e atacadistas, assegurando o destino correto a cada uma delas.
E aí, já entendeu qual o seu papel nesse importante ciclo de logística? Acompanhe nossas redes sociais que, em breve, voltaremos com mais assuntos e ações sobre o tema da sustentabilidade.
Todos somos responsáveis.