Antes de pegar a estrada é sempre bom conferir se tudo está em dia com o veículo, assim a viagem corre conforme o planejado e rende boas lembranças. Por isso, separamos uma lista com alguns itens básicos para revisar no carro antes de viajar, para assim evitar futuros problemas e imprevistos.
É importante ressaltar que alguns itens mais específicos devem sempre ser verificados por profissionais especializados. Por exemplo, se o seu carro já completou mais de um ano ou 10 mil quilômetros sem passar por uma revisão, é hora de levá-lo para examinar o estado do sistema de freios, da suspensão e até mesmo da bateria. Agora, se o seu carro estiver com a manutenção em dia, na revisão pré-viagem você pode ser específico e pedir para o mecânico revisar somente o que for indispensável para ter um percurso seguro!
6 Itens mecânicos para serem revisados antes de pegar a estrada
- Fluido do radiador
O fluido no radiador serve para manter o motor funcionando a uma temperatura ideal, ou seja, ele ajuda a equilibrar a temperatura do motor. Basicamente, ele é utilizado para proteger as partes internas e metálicas. Além de garantir o resfriamento dos componentes do propulsor, o aditivo também auxilia no equilíbrio da temperatura do bloco. Caso haja necessidade, leve ao mecânico e peça para que ele preencha o recipiente com a quantidade necessária de líquido refrigerante.
- Lubrificante
O óleo lubrificante do motor é um item obrigatório a ser verificado antes de uma viagem. Você e o mecânico podem conferir o nível e o estado do lubrificante com o motor ainda quente, mas sempre tomando muito cuidado. O óleo deve estar no nível indicado e a sua cor deve ser clara e a consistência fluida. Se ele estiver escuro e gelatinoso, é porque está na hora de trocar.
- Filtro de ar
O filtro do ar-condicionado deve ser conferido de tempos em tempos, independente da ocasião.. O ideal é verificar o estado do filtro a cada seis meses, mas quem mora em grandes cidades pode precisar conferir em períodos menores por conta da poluição do ar da cidade.
- Estado dos pneus
Não se esqueça de verificar se os pneus estão calibrados antes de viajar, caso precise, faça a calibragem adequada, seguindo a indicação no manual do proprietário. Observe o nível correto de pressão do pneu: ele pode mudar dependendo do número de passageiros e da quantidade de carga a bordo. Se atente também para o estado de conservação do pneu, porque além de ser muito perigoso pegar estrada com pneu ruim, principalmente em dias de chuva, dirigir com o pneu careca pode custar uma multa de R $295,23, além de cinco pontos na carteira.
- Sinalização e iluminação
Faróis, lanternas, luz atrás da placa, seta, luzes de freio, todas devem ser revisadas antes de pegar a estrada! Você consegue verificar todas em menos de três minutos. Se alguma lâmpada estiver queimada, corra para comprar outra. Lembrando que conduzir veículo com defeito na iluminação é considerado uma infração média, com multa de R $130,16 e quatro pontos na CNH.
- Limpador de para-brisa
Ele pode até parecer um item simples, mas é muito importante para a segurança na estrada, principalmente em dias de chuva, já que é ele quem garante que o motorista tenha uma boa visibilidade na pista. Por isso, se notar que o limpador está desgastado, realize a troca.
Atenção extra: Caixa de ferramentas e acessórios ou Kit Viagem
Terminada a revisão mecânica, confira também se algumas ferramentas estão no seu carro, como o triângulo de sinalização, o macaco hidráulico e a chave de roda. Vale lembrar que trafegar sem o triângulo é uma infração gravíssima, e pode acarretar em multa de R $293,47 e sete pontos na CNH.
Se você estiver preocupado com mais algum item ou barulho no seu carro, não hesite em levá-lo a uma oficina mecânica de sua confiança, combinado?
Feito tudo isso, você está liberado para viajar!
E conte sempre com a VORAX para curtir suas viagens com mais segurança e ferocidade. Até a próxima!